

O que é Escuta das Plantas?
É uma pesquisa amazônida\paraense de cuidados e promoção de saúde, através das plantas e tecnologias de terreiro. Uma prática somática que dialoga com saúde, ecoafrofeminismo, tropismo,não- monogâmia, corpa, dança e ancestralidade.Encontrar maneiras sutis de viver e cuidados, através de uma abordagem somática, e relação com as plantas. Estímulos sutis, campo do visível e do invisível, a proposta busca trabalhar a percepçãp sutil, e cultivar estados de corpa que acessem dimensões orgânicas, motivadas pelas sutilezas e forças que compartilhamos, humanes e não humanes .
Nessa comunidade , realizamos encontros, e um modo de compreender e agir no mundo baseado em práticas de saúde vividas no terreiro, com seus rituais, valores, sendo um conjunto de saberes legítimos de cuidado e saúde, que o conselho nacional de saúde (CNS) reconheceu ,como práticas complementares ao ( SUS). Aqui temos como objetivo, um espaço de encontro\escuta, orientação nutricional e espiritual de pessoas integrando nessas práticas de saúde dimensões espirituais, físicas e psíquicas .As terapêuticas tradicionais em saúde, como o uso de banho, ervas, dietas, rituais, são abordagens de cuidado e saúde mais humanas e inclusivas. Para Silva, as práticas rituais e as relações interpessoais vividas no terreiro, possibilitam a prevenção e a promoção de saúde , trocas afetivas, e a renovação de tradições, como uso terapêuticos de plantas.
Para isso, é preciso enxergar a saúde mais afundo, para chegarmos em uma prática que a Política Nacional de Humanização (PNH) e de suas diretrizes de ética\estética\política e acolhimento chamou de "atendimento mais acolhedor, resolutivo e humano." Isso concretiza- se através de práticas como o estabelecimento de vínculos, de solidariedade, construção de redes de cooperação e a valorização dos diferentes sujeitos\ as envolvidos no processo de saúde”. A teoria \ prática que o 9SUS) refere – se, deve ser entendida como uma relação de cuidar e ser cuidado, ouvir e ser ouvido. Experiências coletivas e interpessoais de “escuta das emoções”, no sentido que Freud coloca que a cura de estados psíquicos, na psicanalise é tornar "consciente “ o ”inconsciente” para que o indivíduo\a tenha acesso aos seus conteúdos reprimidos e possa lidar com eles de forma mais saudáveis.
A pesquisa escuta das plantas, surgiu então de uma paráfrase intuitiva sobre o conceito de “inconsciente” “ transferência” “ resistência “. Freud percorreu um caminho marcado pela escuta para que viesse a formular esses conceitos importantes e próprios de estudos científicos da psicanálise, que não deve estar apegada primordialmente a padrões técnicos ,mas, antes disso, a análise dos fenômenos por si mesmo . Experenciar os encontros com sutileza, é o que proponho na comunidade escuta da plantas -Pará. Para compartilhar pesquisas, resultados, percepções deste processo, fiz nascer esse braço de pesquisa e práxis sobre práticas de saúde\ tecnologias de terreiro : Escuta das Plantas .
O propósito da comunidade Escuta das Plantas,é estudar profundamente a vivência dos terreiros como práticas de saúde, a partir de uma experiência social e reflexiva .
Como aprendizagem a partir da perspectiva do conceito de inconsciente, transferência e resistência de Freud, deve- se lembrar que cada terreiro está inserido em uma realidade diferente ,tanto de seus zeladores, quanto em outros aspectos que compõe as diferenças regionais. Se não pararmos para falar e escutar, sobre nós e os processos de saúde que nos cerca enquanto humanes, como emergir ( ou permanecer) enquanto pessoas progressistas em uma sociedade pós- colonialismo ?.
Viver em comunidade, práticas de saúde\ tecnologias de terreiro , quer dizer aprofundar- se nos fenômenos. A prática de reflexão exige tempo, paciência e intenção objetiva\subjetiva para melhorar a qualidade de nossas ações internas- externas e relações humanas em comunidade .
A abordagem que estrutura a construção de novos olhares e percepções sobre os fenômenos ocorridos em prevenção e promoção de saúde\ tecnologias de terreiro , hoje, compõe- se da seguinte forma :
Letramento racial negro e indígena. Introdução ao pensamento Afro – indígena no Brasil. Utilizar a comunicação não violenta nas abordagens (CNV). Clínica do Sensível - Psicanálise e criação ,Música , Escalda pés e toques sutis .
Material utilizado
Plantas , bacia, água, papel e vendas .Essa é uma pesquisa guiada pela prática da função social dos terreiros, como instrumentos eficientes , seguros cuidadosos de consecução da paz social .




